Muitas pessoas desconhecem a importância do exame de fezes para os cuidados com seu bem-estar. Mas sabia que ele pode ser muito eficiente para identificar patologias e alterações significativas de saúde? Pois é, por meio dele podemos encontrar desde o diagnóstico da presença de infecções e parasitas para, até mesmo, encontrar evidências de doenças autoimunes.
Por isso, decidimos aproveitar e trazer as principais informações sobre quais doenças podem ser detectadas em um exame de fezes e mostrar a importância de você agendar online seu exame o quanto antes aqui na Ramos Medicina Diagnóstica.
Infecção por parasitas
Uma das doenças que o exame de fezes pode indicar são as infecções por parasitas (popularmente conhecidos como vermes). É possível identificar a presença de partes ou, até mesmo, dos parasitas completos no fragmento das fezes fornecidas para exames.
Os parasitas podem causar uma série de complicações para a saúde da pessoa, entre elas:
- diarreia;
- fezes com sangue;
- anemia;
- dores abdominais;
- náuseas;
- vômitos;
- perda de apetite.
Em alguns casos, pode-se, até mesmo, quando há excesso de proliferação do parasita, é possível que ocorra eliminação tanto pelo ânus ou, até mesmo, pela boca. Cuidado com isso, ok?
Toxinas para infecções específicas
O exame de fezes permite analisar a presença de toxinas que podem indicar infecções mais específicas. Por exemplo, por meio da presença de toxinas produzidas pelo Clostridium difficile pode ajudar a identificar o começo de uma colite que esteja associada, por exemplo, ao uso de antimicrobianos.
Com isso é possível buscar os tratamentos mais adequados para infecções específicas, trazendo os antibióticos mais indicados caso a caso.
Doença de Crohn
O exame de fezes também permite diagnosticar ou indicar a necessidade de maior investigação para Doença de Crohn, uma doença autoimune. Ela aparece por meio de calprotectina fecal e, assim, a partir disso é possível indicar o acompanhamento com especialista.
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória que afeta principalmente o intestino delgado e provoca uma série de sintomas, entre eles:
- perda de peso;
- anemia;
- fadiga, entre outros.
Retocolite ulcerativa
A retocolite ulcerativa pode aparecer no exame de fezes por meio de diarreia e sangue nos fezes. A doença inflamatória intestinal crônica que provoca inflamações e úlceras no intestino. Apesar de assemelhar-se com a Doença de Crohn, não se trata da mesma doença.
Nesse caso, ele afeta principalmente a região do cólon e, normalmente, pode gerar dores na região esquerda do abdômen. Normalmente pode ser causada por problemas no sistema imunológico.
Câncer gastrointestinal
É possível, também, encontrar sintomas de câncer gastrointestinal ou de cólon no exame de fezes. Nesses casos pode-se encontrar sangue nas fezes, seja ele tanto vivo quanto escuro. O tom do sangue apenas apontará qual a localização do sangramento (quanto mais escuro, mais longe da região anal ele começou).
O exame de fezes, assim, permite identificar uma série de doenças que podem complicar-se e causar consequências graves ao longo do tempo. Por isso, não deixe de realizá-lo periodicamente aqui no Ramos Medicina Diagnóstica.
Faça seu agendamento de exames online aqui na Ramos Medicina Diagnóstica e cuide da sua saúde!