A gonorreia é uma IST que, infelizmente, é uma das com maior incidência no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a média é que sejam diagnosticados 500 mil novos casos a cada ano no país. Muitas vezes isso acontece porque muitas pessoas com a infecção não buscam atendimento médico no momento em que deveriam e passam a infectar outras pessoas.
Por isso o exame para detectar a gonorreia é muito importante. A partir dele é possível tirar as dúvidas sobre o assunto e, assim, começar o tratamento o quanto antes, protegendo você e todos os envolvidos.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e tire suas dúvidas!
O que é a gonorreia?
A gonorreia é uma IST provocada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Ela é classificada assim porque o seu contágio é quase exclusivamente por meio de relação sexual desprotegida. Normalmente ela atinge a região da uretra, mas pode afetar, também, o colo do útero da mulher, região dos testículos e epidídimo do homem e região anal. Em casos mais raros, ainda, é possível que afete a garganta e região dos olhos.
Em casos raros, também pode ser transmitida de mãe para filho no parto. Nesses casos, normalmente, o sintoma normalmente é na região dos olhos, parecido com uma conjuntivite.
Quais são os principais sintomas da gonorreia?
Separamos a seguir quais são os principais sintomas da gonorreia por região. Assim, mesmo que ela não apareça na área genital (na manifestação mais comum que encontramos), você poderá identificar os sintomas e buscar ajuda o quanto antes!
Região genital
- dor ao urinar;
- ardência ao urinar;
- dispareunia (dor durante relação sexual);
- corrimento amarelo-esverdeado na região genital;
- uretrite aguda (mais comum em homens);
- inflamação recorrente das glândulas de Bartholin (que ficam na região vaginal).
Região anal
- inflamação na região anal (principalmente nos casos de relação sexual);
- sangramento anal.
Região oral
- dor de garganta;
- rouquidão ou comprometimento da voz.
Região dos olhos
- aspecto semelhante ao de conjuntivite na região dos olhos.
Qual a importância do diagnóstico rápido para gonorreia?
Fazer o exame para detectar a gonorreia precocemente é fundamental, principalmente, porque sim, gonorreia tem cura! Assim, quanto antes você começar com as medicações, mais rapidamente será possível estar curado. Lembre-se que a sua parceria também precisa fazer exames laboratoriais e, caso esteja infectado (mesmo que sem sintomas), também precisa fazer o tratamento.
Quando você não faz o tratamento rapidamente, pode ter um risco maior de desenvolvimento de doenças que podem afetar a saúde íntima da pessoa, bem como desenvolver, até mesmo, uma complicação que possa gerar risco de morte. Isso porque a bactéria tem facilidade de se espalhar pela corrente sanguínea e pode causar infecções em outras regiões do corpo.
Nesses casos, inclusive, é comum termos os seguintes sintomas:
- dores nas articulações;
- febre;
- lesões nas extremidades do corpo (mãos e pés).
Quais os exames laboratoriais para detectar a gonorreia?
Ok, para você que está em dúvida, caso apresente os sintomas, sobre o que deve fazer, dizemos: o primeiro passo é fazer o exame para detectar a gonorreia. O mais indicado é o check-up geral de IST.
Isso porque a gonorreia causa lesões que podem facilitar entrada para outras ISTs. Além disso, alguns dos sintomas são compartilhados com outros tipos de infecções e, portanto, é uma forma importante de tirar a dúvida.
Esse exame pode ser feito periodicamente e é uma forma, também, de identificar quadros assintomáticos e poder fazer o tratamento o quanto antes. E isso é ótimo, não é mesmo?
Por isso, se quer fazer o check-up geral para IST, agende seus exames laboratoriais na Ramos Medicina Diagnóstica e cuide da sua saúde!
Foto de destaque: Blood test vector created by vectorjuice – www.freepik.com