Cada vez mais estamos vendo a situação da pandemia amenizar, não é mesmo? Estados e prefeituras começam a liberar o uso de máscaras em determinados ambientes, a média móvel de mortes e internações graves caem consideravelmente e podemos, aos poucos, ensaiar um retorno para uma nova normalidade.
E a grande responsável por isso foi a vacina contra Covid. Apesar dos avanços, ainda temos muitas pessoas que não estão com o esquema vacinal completo, sabia disso?
Se esse é o seu caso, separamos as principais informações para que você busque atualizar sua carteirinha o quanto antes. Boa leitura!
Proteger você
A vacina mostrou-se a melhor forma de proteção, junto com os cuidados para evitar o contágio (como o uso de máscaras e distanciamento social). Hoje podemos ver a liberação e mudança de protocolos justamente porque as vacinas oferecem uma proteção robusta e amenizam a gravidade da doença, quando ela aparece.
Por isso, se você quer proteger sua saúde, a vacina contra Covid será sua maior aliada!
Proteger seus familiares
Muitos familiares ainda talvez não estejam com o esquema vacinal completo ou sejam mais vulneráveis. É o caso, por exemplo, de idosos, crianças, imunodeprimidos e gestantes. Nesses casos, você tomar a vacina contra Covid auxilia para que eles fiquem protegidos também. Quanto menos pessoas expostas que morem com essas pessoas, menos chances de que ocorra algum tipo de problema que afete elas.
Evitar desenvolvimento de variantes
Você deve lembrar que um dos piores momentos da pandemia foi quando tivemos o desenvolvimento da variante Delta. Isso porque ela era mais contagiosa e, também, causava quadros mais graves da doença.
Isso acontece quando o vírus tem maior liberdade para circular. Neste caso, ela consegue mudar mais rapidamente como uma forma de tornar-se ainda mais duradoura. As vacinas têm o papel, justamente, de evitar que isso aconteça, já que o vírus não consegue circular adequadamente.
É importante lembrar que, até o momento, nenhuma variante escapa da proteção das vacinas. Isso mostra sua importância e eficácia!
Proteger quem não pode tomar a vacina
Outro ponto importante para tomar a vacina contra Covid é que ainda temos grupos que não terminaram o esquema vacinal completo no momento (duas doses – ou uma dose para quem tomou Janssen – e a dose de reforço). Essas pessoas, portanto, estão vulneráveis e, assim, precisam de que aqueles com condições de seguir o esquema completo para estarem protegidas.
Isso acontece porque quanto mais pessoas estiverem protegidas, menos o vírus circula e, portanto, diminui-se os riscos de que essas pessoas possam contrair Covid. Portanto, é uma forma de cuidado coletivo.
A vacina contra Covid mostra-se a melhor forma de prevenção para que possamos superar o período de pandemia e podermos seguir para um momento de um “novo normal”. Vemos que, a partir do momento em que os esquemas vacinais começaram a ficar completos, o número de mortes e casos graves caiu drasticamente. Por isso, proteja-se e cuide de quem ama também.
E outra forma de proteção, também, é fazer o teste covid saliva caso tenha sintomas, para evitar expor outras pessoas caso esteja infectado. Faça seu exame PCR covid aqui no Ramos Laboratório. Compre seu teste e agende o atendimento em nosso site!