O exame de curva glicêmica também é chamado de teste oral de tolerância à glicose, é um teste feito por meio da ingestão de um líquido concentrado de glicose em um laboratório. A partir disso, é possível analisar de que forma o organismo reage com a ingestão de alto nível de glicose.
Ele pode ser solicitado em diversos momentos: durante a gestação, em casos de suspeita de diabetes, entre uma série de outras questões. Além disso, costuma ser pedida a partir de alterações no exame de glicemia em jejum.
Mas afinal, qual a importância de solicitar o exame de curva glicêmica? Separamos as principais informações a seguir.
Diagnóstico de diabetes
A alteração nos níveis da glicemia em jejum não necessariamente apontam que há um quadro de diabetes existente. É preciso confirmá-lo por meio da reação observada a partir do exame de curva glicêmica. A partir disso, é possível analisar se o pâncreas está reduzindo a produção de insulina e, portanto, prejudicando a metabolização da glicose no organismo.
Acompanhamento na gestação
Outro ponto importante é, também, fazer um acompanhamento adequado durante a gestação para evitar o desenvolvimento da diabetes gestacional ou, caso ela apareça, fazer o acompanhamento adequado para não colocar nem ela nem a criança em risco. Assim, ele é fundamental no pré-natal e é realizado entre a 24ª e 28ª semana.
Diagnóstico de resistência à insulina
A resistência à insulina é um quadro no qual o corpo tem a ação desse hormônio diminuída, de forma que ela é produzida ainda dentro dos patamares adequados, mas não consegue fazer o controle adequado da glicose, pois o corpo não responde bem ao hormônio.
Com isso, a glicose não consegue adentrar bem nas células, pois não foi bem metabolizada e, assim, fica concentrada em maior quantidade no sangue. Ou seja, apresenta-se em concentrações elevadas na glicemia em jejum, mas ainda não é diabetes tipo 2. Contudo, ao longo do tempo, podem favorecer o desenvolvimento desta doença.
Diagnóstico de doenças relacionadas ao pâncreas
O exame de curva glicêmica permite, também, o diagnóstico de doenças relacionadas ao pâncreas. Afinal, como é ele que está relacionado com a produção de insulina e, portanto, alterações nele podem afetar a forma como o corpo metaboliza a glicose.
Algumas das doenças que podem ser evidenciadas a partir do exame de curva glicêmica são:
- pancreatite;
- insuficiência pancreática;
- câncer de pâncreas.
Além de alterações no exame de glicose, outros sintomas também podem surgir, entre elas:
- dor no abdômen;
- pele e olhos amarelados;
- urina sempre em tom escuro, independentemente de hidratação;
- sensação de barriga inchada constantemente;
- náuseas constantes;
- vômitos;
- dor nas costas constante, que não estão relacionadas com postura.
As doenças no pâncreas podem avançar rapidamente e, portanto, é fundamental ter o diagnóstico precoce e é possível começar o tratamento o quanto antes.
Por isso, se o seu médico de confiança solicitar o exame de curva glicêmica, faça-o o quanto antes. Aqui no Ramos Medicina Diagnóstica temos essa possibilidade, além de outros exames importantes para sua rotina.
Então agende seu exame online e cuide da sua saúde!