Hoje ouvimos falar muito sobre o sarampo, não é mesmo? Mas sabia que isso não era tão comum assim nos últimos 20 anos? Ela era muito falada, principalmente, em campanhas de conscientização sobre a vacina, mas a doença em si não era tão comum, justamente, por termos sempre uma grande adesão às campanhas no país.
Contudo, nos últimos anos, essa doença voltou a aparecer. E, por isso, torna-se muito importante que você saiba mais sobre a doença, principalmente, algumas curiosidades sobre o tema. Para isso, nós do Ramos Laboratório separamos algumas informações sobre o tema. Vamos ver a seguir? Boa leitura!
1. A vacina para sarampo foi desenvolvida há quase 60 anos
Você sabia que a vacina para sarampo completa 60 anos em 2023? Pois é. E ela veio logo em seguida ao isolamento do vírus. Esse processo ocorreu em 1954, devido a falta de tecnologia até então para este fim. Os primeiros relatos do sarampo, documentados na história, foram feitos pelo médico árabe Ibn Razi (que viveu entre os anos 860 e 932 na Europa).
Quando foi possível, o vírus foi isolado na metade do século XX e, quase 10 anos depois, devido a essa possibilidade, foi possível criar uma vacina eficaz para a proteção, principalmente, das crianças.
2. O sarampo pode trazer complicações para a saúde do paciente
A imunização para sarampo foi sempre muito incentivada, principalmente, porque ela não é uma doença inofensiva, diferentemente do que muitos acreditam. Isso porque, principalmente, para crianças com menos de 5 anos, crianças desnutridas e pessoas imunodeprimidas, pode-se desenvolver quadros graves da doença. Estão entre elas:
- otite média;
- broncopneumonia;
- diarreia;
- encefalite.
Tanto a pneumonia quanto a encefalite, quando não são tratadas adequadamente precocemente, podem causar, inclusive, risco aumentado de morte. Por isso, fique atento para os sintomas, caso você ou seus familiares ainda não estejam devidamente imunizados, ok?
3. A vacina de sarampo é alvo de fake news
Como todas as vacinas, a contra sarampo já foi alvo de diversas fake news ao longo do tempo. Uma das mais fortes desinformações atualmente é que ela causaria autismo, o que não é verdade. A vacina é totalmente segura e apenas possui efeitos colaterais leves para quem recebe o imunizante.
O sintoma mais comum da vacina de sarampo é a febre, mas é uma reação comum das vacinas (no caso do sarampo, afeta em média 15% dos vacinados) e passa rapidamente. Por isso, relaxe. Você e seus familiares estarão seguros e protegidos com o imunizante.
4. O sarampo já foi considerado erradicado no Brasil
Sabia que o sarampo já foi considerado uma doença erradicada no Brasil? Pois é, principalmente com 20 anos de campanhas intensas de conscientização de vacinação, recebemos em 2016 a certificação da eliminação do sarampo no Brasil.
Mas com a redução da imunização de crianças, o vírus retorna ao Brasil desde 2018, com surtos que atingiram estados como Roraima, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. E, assim, é importante voltarmos a este patamar novamente. Por isso é tão importante que você esteja imunizado e proteja seus familiares com a vacina tríplice viral. Ela protege para:
- sarampo;
- rubéola;
- caxumba.
Por isso, se você quer ajudar a voltar a erradicar o sarampo no Brasil e deixar seus familiares protegidos, conte com a tríplice viral. Compre a sua dose em nosso site e agende a aplicação aqui no Ramos Laboratório.